terça-feira, 9 de novembro de 2010

JOGO PRÉ-DESPORTIVO: FUTEBOL HUMANO

FUTEBOL HUMANO

N.º de Jogadores: No mínimo, dez.
Material: Nenhum.
Normas: Uma equipa tenta marcar golos à outra sem perder elementos que fiquem presos no campo adversário.

Descrição do jogo:
Para jogar futebol humano, é necessário começar por desenhar, num espaço plano, um rectângulo, dividido em dois meios campos iguais, os quais ficam cada um para cada uma das equipas.
Os jogadores de cada equipa dispõem-se lado a lado, junto à linha de meio campo. Ao sinal de início do jogo, cada equipa tenta marcar golo, o que acontece quando um jogador, partindo do seu meio campo, passa para além da linha final da equipa adversária, sem ser tocado por ninguém desta equipa.
Quando um jogador tem oportunidade, avança para o meio campo adversário e tenta ultrapassar a sua linha final, a fim de marcar golo, mas por sua vez, os elementos da equipa que está a defender, tentarão tocar-lhe, para evitar a marcação do golo. Se conseguirem defender-se, e tocar o jogador que tentou marcar golo, este fica preso no local onde foi tocado e só pode voltar ao jogo se outro jogador, da sua equipa o livrar, tocando-lhe.
Os elementos de uma equipa só podem caçar outros no seu meio campo e nunca no meio campo adversário, onde poderão ser, por sua vez, caçados.
Depois de invadir o meio campo adversário, um jogador que ocupa neste futebol a posição de avançado pode regressar ao seu meio campo, desde que não seja tocado.
Depois de existir um golo, todos os elementos caçados regressam ao seu meio campo e o jogo recomeça. Vence a equipa que mais golos marcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário