terça-feira, 9 de novembro de 2010

INÍCIO DO CURSO: HISTORIAL DAS INSTITUIÇÕES DE FUTEBOL

A primeira sessão começou às 21.oo no IPB com o prelector Arnaldo Cunha com o tema do Treino, sua essência e definição.
De seguida falou da orgânica e historial do Futebol
 " A FIFA e INTERNACIONAL BOARD" e o futebol actual.
IFAB

International Football Association Board
A International Football Association Board (IFAB) é o órgão que regulamenta as regras do futebol. Além de aprovar as leis do esporte ao longo do tempo, a entidade também elabora regras complementares que se aplicam as partidas de futebol.
A associação foi fundada no dia 6 de dezembro de 1882, após um encontro em Manchester da The Football Association (Inglaterra), da Scottish Football Association (Escócia), Football Association of Wales (País de Gales) e da Irish Football Association (à época representando toda a Irlanda; hoje, somente a Irlanda do Norte). Na ocasião, as entidades representativas dos quatro países definiram as regras do futebol que seriam utilizadas nos confrontos entre os times dos quatro países e que a IFAB fosse um fórum permanente de regulamentação do futebol na Grã-Bretanha e na Irlanda. O encontro também serviu para que fosse formalizada a Home Championship (Copa Britânica), torneio que reuniu as seleções nacionais das quatro nações britânicas.
A primeira reunião do conselho administrativo da IFAB aconteceu no dia 2 de junho de 1886, em Londres, no escritório da The Football Association.
Após a criação da FIFA (Fédération Internationale de Football Association), em 1904, a entidade adotou as regras estabelecidas pela IFAB. Com o crescimento do futebol pelo mundo, especialmente na Europa, a FIFA foi admitida pela International Board em 1913.
Em 1958, o conselho de administração da IFAB definiu o sistema de votação entre as associações britânicas de futebol e a FIFA. A entidade mundial contaria com a representação de quatro representantes, enquanto que cada país britânico continuaria com a mesma representatividade.
Desta forma, cada deliberação da International Board deve ser autorizada com a aprovação de seis representantes. Sendo assim, as propostas de mudança da Lei do Futebol feitas pela FIFA só podem ser aprovadas com a votação positiva de, pelo menos, dois países do Reino Unido.
A International Board se reúne duas vezes por ano. Na Assembléia Geral Ordinária, que acontece entre fevereiro e março, os representantes das associações e da FIFA decidem eventuais mudanças nas regras que regulamentam o futebol. Já no Encontro Anual de Negócios, realizado entre setembro e outubro, os países debatem e decidem assuntos internos.
Um mês antes da realização da Assembléia Geral, os representantes das associações devem enviar as propostas para o secretário da entidade que vai receber a reunião.
FIFA
A Federação Internacional de Futebol Associado (do francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futsal, futebol de praia (português europeu) ou futebol de areia (português brasileiro) e futebol associado, o esporte coletivo mais popular do mundo. Filiada ao COI, a FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique na Suíça. A referência ao Football Association, decorre ao fato de na época de sua fundação existirem duas vertentes do futebol, uma controlada pela Football Association e outra controlada pela Rugby Football Union (que no futuro passaria a ser o rugby atualmente).
UEFA
A União das Federações Europeias de Futebol (em inglês: Union of European Football Associations, em francês: L'Union des Associations Européennes de Football), mais conhecida pelo acrônimo UEFA, é o órgão administrativo e de controle do futebol europeu.

Representa as confederações nacionais da Europa, organizando nove competições entre nações e quatro entre clubes do continente, controlando a premiação, regulamentos e direitos de mídia para essas competições. É uma das seis confederações continentais da FIFA.
Das confederações, de longe é a mais forte em termos financeiros e de influência no cenário internacional, rivalizando apenas em pequena escala com a CONMEBOL, da América do Sul. Virtualmente todos os melhores jogadores do mundo jogam em campeonatos europeus, particularmente na Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Países Baixos. Muitas das seleções de maior força estão na UEFA. Das 32 vagas disponíveis na Copa do Mundo de 2006, 14 foram distribuídas entre seleções da UEFA.
A UEFA foi fundada em 15 de Junho de 1954 em Basel, Suíça como consequência de discussões entre as confederações da França, Itália e Bélgica. A sede ficava em Paris até 1959 quando a organização mudou-se para Berna. Henri Delaunay foi o primeiro Secretário-Geral e Ebbe Shwartz o presidente. Seu centro administrativo desde 1995 é em Nyon, Suíça. Era inicialmente composta por 25 confederações; atualmente são 53. A UEFA Champions League é o seu torneio de clubes mais importante.
FPF
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é o órgão dirigente do futebol em Portugal, que organiza a Selecção Portuguesa de Futebol e está sediada em Lisboa. Foi fundada em 31 de Março de 1914 com o nome de União Portuguesa de Futebol, mais tarde tendo mudado o nome para a actual designação.
Fundada a 31 de Março de 1914 pelas três associações regionais então existentes – Lisboa, Portalegre e Porto – a União Portuguesa de Futebol foi a antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol, que ganhou esta denominação no Congresso Extraordinário de 28 de Maio de 1926.
Nos primeiros anos da sua existência, a UPF limitou-se a organizar alguns encontros entre as selecções de Lisboa e do Porto, bem como a apresentar a candidatura de Portugal à FIFA, candidatura essa que foi aceite no XII Congresso da FIFA, organizado em Genebra, em Maio de 1923, e a partir do qual Portugal passou a ser um membro efectivo daquele organismo.
AFB
A Associação de Futebol de Bragança, fundada em 1930 e reorganizada em 1953, é a entidade que dirige a prática de Futebol na sua área de jurisdição e tem a sua sede em Bragança, podendo abrir dependências noutras localidades, por proposta da Direcção e após aprovação em Assembleia Geral.
A Associação de Futebol de Bragança poderá usar simplesmente, como sua designação, a sigla A. F. B..-
A Associação de Futebol de Bragança rege-se pelas normas a que ficou vinculada pela sua filiação na Federação Portuguesa de Futebol, pelo presente Estatuto e pelos Regulamentos ou deliberações aprovados em Assembleia Geral.

Cursos de Treinadores
1º e 2º Níveis
2011

Associação Futebol de Bragança
Presidente Jorge Nogueira

Arnaldo Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário