quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CAPACIDADES MOTORAS: COORDENAÇÃO

CAPACIDADES COORDENATIVAS

IMPORTÂNCIA DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS

O jogo de futebol e naturalmente cada um dos jogadores são confrontados com uma grande diversidade de informações e complexidade de situações com ou sem bola que justificam uma interacção entre o sistema perceptivo e a velocidade de reacção ou resposta motora. Assim, toma-se cada vez mais importante o trabalho a desenvolver no domínio da velocidade de reacção, na selecção e tratamento das informações e no controlo dos deslocamentos.
O jogador de elevada capacidade revela-se, cada vez mais, através da sua capacidade de antecipar as decisões, na capacidade de orientação face à movimentação dos adversários ou à trajectória da bola ou na condução rápida da bola à custa de um elevado grau de automatismos (não sendo por isso necessário olhar para ela). Estas capacidades que designamos por coordenativas podem e devem ser desenvolvidas no futebol, contribuindo, desta forma, para uma maior disponibilidade do jogador do ponto de vista mental, cognitivo, consubstanciada numa maior velocidade de reacção, de execução e, mesmo, eficácia


CAPACIDADES COORDENATIVAS
Em termos globais, são capacidades que permitem coordenar os gestos motores mais complexos, utilizar racionalmente as habilidades motoras adquiridas e adaptá-las rapidamente às novas situações. Estas capacidades permitem executar movimentos de forma coordenada, eficaz e precisa, de acordo com tarefas e objectivos propostos, tanto em situações previsíveis como imprevisíveis. Podemos, também, relacionar as capacidades coordenativas com uma maior facilidade e rapidez na aprendizagem motora ou, ainda, na regulação eficaz da tensão muscular quer no tempo, quer no espaço.
Carvalho (1987), ao abordar o conceito de capacidades coordenativas afirmava o seguinte: "As capacidades , coordenativas são essencialmente determinadas pelas componentes onde predominam os processos de condução do sistema nervoso central
CAPACIDADES COORDENATIVAS
O domínio técnico de qualquer gesto ou movimento específico de uma modalidade desportiva implica um certo nível de aperfeiçoamento, sendo condicionado por factores como a percepção, a tomada de decisão até à execução propriamente dita. Aqui, entram as capacidades coordenativas já que permitem ao jogador realizar movimentos ou acções com maior precisão, economia e eficácia. As capacidades coordenativas assumem três funções fundamentais:
-Como um elemento que condiciona a vida em geral;
-Como um factor condicionante da aprendizagem motora;
-Como um factor determinante do alto rendimento desportivo.
Em termos gerais, qualquer praticante desportivo que se apresente com um nível de capacidades coordenativas desenvolvidas, responderá bem melhor às condições de treino ou de competição, adaptando-se às situações inesperadas impostas pelos adversários, pelos companheiros ou mesmo pelas condições materiais e ambientais.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Diferenciação
Segundo Sanchez Banuelos et al (1995) pode definir-se como" a capacidade de se atingir uma coordenação muita fina na realização de acções motoras, manifestando-se com grande exactidão e economia no movimento global.
É uma capacidade extremamente importante nas disciplinas técnicas mas, igualmente importante para o futebol, na medida em que permite uma maior precisão nas acções motoras específicas do jogo, bem como, na execução dos gestos técnicos. É, portanto, a faculdade de controlar as informações provenientes dos músculos, de seleccionar as mais importantes e dosear a força a aplicar.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Orientação
É a faculdade do jogador se aperceber das modificações espaciais em função de acções decorrentes do jogo, permitindo determinar a posição e os movimentos do corpo no espaço e no tempo relativamente a um campo de acção e/ou um objecto (bola) em movimento.
São muitos os exemplos que encontramos durante o jogo de futebol e que permitem evidenciar a importância desta capacidade: desde a movimentação dos companheiros de equipa, dos adversários e da circulação da bola, a decisão sobre o momento óptimo para rematar à baliza, uma saída do guarda-redes ao encontro da bola ou do adversário, a posição dos companheiros e adversários nas situações de bola parada até à ocupação racional do espaço de jogo.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Reacção
É a capacidade de analisar qualquer situação e de reagir rápida e correctamente a determinados estímulos, permitindo realizar acções motoras em resposta a um sinal pré-determinado ou mesmo imprevisível, de forma rápida e oportuna.
No futebol predominam as reacções complexas, associadas a movimentações repentinas dos companheiros ou adversários a um sinal do treinador etc. Por isso, esta capacidade está muito associada à velocidade de reacção.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Ritmo
Relaciona-se com a faculdade de imprimir uma certa cadência na realização de determinados movimentos ou exercícios ou de interiorizar essa cadência (ritmo). Para Manno, é "a capacidade de organizar cronologicamente as prestações musculares em relação ao espaço e ao tempo". .A ritmização dos movimentos implica, assim, uma organização temporal, uma determinada ordem, duração e sucessão das acções, relacionando-se com a sincronização do processo neuromuscular.
Quando existe ritmo as acções realizadas pelos jogadores tomam-se harmoniosas, aparentemente fáceis, realçando os aspectos estéticos da prática. Por outro lado, o ritmo é um elemento a considerar como forma de estimulação e regulação individual. A marcação do penalty e o livre directo, por exemplo, permitem exteriorizar uma cadência ou ritmo próprios.
O conceito de ritmo nos desportos colectivos e, particularmente, no futebol está associado à dinâmica da equipa, ou seja, consoante a dinâmica de jogo da equipa e a especificidade e predominância das suas acções, assim podemos caracterizar o ritmo de jogo em certos períodos, durante uma parte ou mesmo o jogo na sua globalidade.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Antecipação
Relaciona-se com a capacidade de prever o desenvolvimento e o resultado de uma acção ou situação e antecipar a resposta que se segue. A importância da antecipação consiste na possibilidade de resolução dos problemas colocados pelo jogo, ganhando tempo para intervir. Desta forma, um jogador pode prever o desenvolvimento de determinado lance do jogo e antecipar a decisão.
No futebol existem várias acções/movimentos que são determinadas por uma acção rápida de antecipação perante os adversários ou a trajectória da bola. Por isso, um jogador, ainda, que menos rápido que outro pode chegar primeiro à bola ou ganhar uma posição vantajosa relativamente ao adversário directo.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Coordenação Motora
Permite assegurar uma adequada combinação de movimentos que se desenrolam ao mesmo tempo ou de forma sequencial.
Em termos práticos, esta capacidade tem grande importância, já que, é possível conjugar ou incluir vários tipos de movimentos ou habilidades na mesma unidade ou resposta motora. No futebol, assiste-se frequentemente à realização de acções combinadas que implicam nomeadamente:
-Um drible, corrida com bola e seguida de finalização;
-Remate após recepção com o peito e corrida rápida;
-Acções específicas dos guarda redes.
CAPACIDADES COORDENATIVAS

Capacidade de Equilíbrio
Está relacionada com a faculdade de manter uma determinada posição ou de a recuperar rapidamente (quando se tiver perdido), parado ou em movimento devido a condições adversas. A importância do equilíbrio na prática desportiva varia consoante as características da modalidade desportiva. Em termos gerais, podemos afirmar que se mantém o equilíbrio quando o centro de gravidade está dentro da base de sustentação,
-Estável -O corpo regressa à posição inicial independentemente dos movimentos realizados;
-Pouco Estável O corpo regressa à posição inicial mas, dentro de certos limites;
-Instável Quando perante a mínima oscilação provoca o desequilíbrio do corpo.
Sabemos que na locomoção (marcha ou corrida), há um reequilibro contínuo, sucessivo, permitindo manter a posição inicial. Todavia, as circunstâncias que se verificam durante um jogo de futebol, fruto das acções de oposição, do estado do terreno e das dificuldades criadas pelo domínio e posse da bola colocam problemas acrescidos de equilíbrio e que os jogadores têm de resolver em cada momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário