terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CAPACIDADES MOTORAS:FLEXIBILIDADE

13/12/2010
FLEXIBILIDADE
A flexibilidade é uma capacidade física indispensável a todas as performances de alto nível, independentemente da modalidade desportiva. No Futebol, esta capacidade assume grande importância, nomeadamente, nos seguintes aspectos:
No nível de prestação de outras capacidades, como, por exemplo, a velocidade e as capacidades coordenativas;
Na realização de acções técnicas que implicam movimentos ou situações de grande amplitude (desarme, intercepções, remates, etc.);
No processo de aprendizagem técnico, evitando uma limitação excessiva dos movimentos do jogador;
Na redução do risco de lesões, contribuindo, desta forma, para uma diminuição do encurtamento muscular.
FLEXIBILIDADE
CONCEITO DE FLEXIBILIDADE
Na generalidade, podemos definir flexibilidade como a capacidade do indivíduo executar movimentos de grande amplitude articular, por si só ou sob influência de forças exteriores, através da mobilidade articular e da elasticidade muscular. Esta capacidade pem1ite obter um nível de alongamento muscular óptimo com vista à realização dos movimentos específicos do futebol (fundamentalmente acções técnicas) de grande amplitude.
Todavia, este conceito é demasiado genérico dado que, por exemplo, diferentes articulações do mesmo indivíduo apresentam níveis de flexibilidade distintos. A flexibilidade é, assim, uma aptidão específica que valia de um segmento para o outro e de indivíduo para indivíduo, sendo possível existir uma grande amplitude de movimentos no ombro direito e fracos níveis de flexibilidade na anca ou no ombro do lado contrário
FLEXIBILIDADE
FORMAS DE MANIFESTAÇÃO
Quanto à Origem do Movimento ou Acção
Activa: o jogador participa activamente, através de contracção voluntária na realização do estiramento muscular.
Passiva: representa a amplitude máxima a nível de uma articulação com recurso a uma força externa (companheiro, gravidade, peso do corpo etc.), não havendo, portanto, participação activa do jogador.
A flexibilidade passiva é maior do que a flexibilidade activa, já que representa a amplitude máxima a nível de uma articulação.
FLEXIBILIDADE
MÉTODOS DE TREINO
Método Dinâmico
O Método dinâmico tem por objectivo o desenvolvimento da flexibilidade dinâmica, pretendendo-se atingir o limite da amplitude ar1icular e de alongamento muscular, através de pequenos movimentos ritmados, dinâmicos, (balanços, insistências) com uma duração aproximada de 30". Para definir este método, são também utilizados frequentemente, os termos balístico, cinético, isotónico e alongamentos rápidos (fast stretching) .
É um método muito utilizado no Futebol devido às características da modalidade. Como foi dito anteriormente fundamenta-se nos alongamentos dinâmicos através de movimentos de insistências e balanços.
Movimentos de Insistência
1°- Colocar o corpo numa posição correcta e alongar os músculos que se pretendem trabalhar. 2° -Realizar pequenas insistências com o objectivo de atingir progressivamente o máximo
alongamento dos músculos.
3° -Efectuar de 10 a 30 insistências e 3 a 5 séries.
.Movimentos de Balanço
1° -Seleccionar os grupos musculares e a articulação a mobilizar.
I 2° -Realizar balanços (repetidos) tentando atingir, progressivamente, o máximo alongamento Idos grupos musculares seleccionados.
3° -Efectuar 10 a 30 balanços, realizando-se 2 a 4 séries. 1.6.2.
FLEXIBILIDADE
MÉTODOS DE TREINO
Método Estático (Activo)
Tem por objectivo o desenvolvimento da flexibilidade estática (exercícios estáticos), ou seja,
baseia-se na manutenção de uma determinada posição de alongamento, durante um certo tempo \ 1" de forma controlada e lenta (slow stretching).
Neste método os alongamentos são executados de forma mais lenta e controlada e os efeitos são conseguidos à custa do estiramento passivo dos músculos durante cerca de 20'. e em condições de algum desconfor1o.
A aplicação deste método é caracterizado pelas seguintes fases:
-1a Fase -Tensão/Contracção: Contrair o músculo ou grupos musculares que pretendemos alongar com a maior intensidade possível, sem que haja movimento e a contracção deve manter-se durante 10 a 30".
-2ª Fase -Relaxação: Manter o segmento ou a zona corporal implicada no alongamento em estado de repouso, na mesma posição utilizada na contracção. Manter esta relaxação durante 2 a 3".
-3a Fase -Alongamento: Alongar o músculo lentamente até ao máximo sem que exista dor, mantendo esta posição durante 10 a 30". Devem ser efectuadas 3 repetições por grupo muscular (1 série).

Sem comentários:

Enviar um comentário