quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CAPACIDADES MOTORAS: PLANEAMENTO E PERIODIZAÇÃO DO TREINO

Planeamento e periodização do treino
Pressupostos do planeamento:
- Avaliação prévia
- Avaliação dos jogadores e da equipa
- Informações sobre as condições de treino
- Definição dos objectivos específicos
- Calendário competitivo
Periodização do treino
- Períodos (Objectivos)
- Duração (anual; periódica; semanal; diária)
Planeamento e periodização do treino
Pressupostos do planeamento:
- Avaliação prévia
- Diagnóstico
- prognóstico

- Avaliação dos jogadores e da equipa
Características dos jogadores:
- quem são?
- Como são?
- como estão?
- quantos são?
Planeamento e periodização do treino
Pressupostos do planeamento:
Informações sobre as condições de treino:
Recursos materiais;
Recursos humanos;
Apoio logístico;
Recursos económicos;
Tempo de preparação
Definição dos objectivos específicos:
Objectivos; (grandes metas, objectivos intermédios; hierarquização dos objectivos)
Caracterização dos adversários.
- Calendário competitivo:
Caracterização do quadro competitivo;
Planeamento e periodização do treino
Periodização do treino
- Períodos (Objectivos)
- Duração (anual; periódica; semanal; diária)
PLANIFICAÇÃO DO TREINO A LONGO PRAZO
Passos para confeccionar um plano a longo prazo
1-Umas linhas breves sobre os aspectos mais significativos do rendimento no desporto e qualquer outra informação relevante.
2-Objectivos gerais do plano claramente especificados.
3-Objectivos específicos das diferentes etapas de treino que compõem o plano.
4-Determinar as características qualitativas básicas de treino em cada etapa.
5-Determinar as características quantitativas do treino em cada etapa.
6-Apresentar um modelo de periodização característica por cada etapa de treino.
7-Apresentar os testes e controles de cada etapa que permitirão controlar o desenrolar do plano.
8-Planificar o tipo e frequência do controle médico.
Determinação das etapas (PLP)
O número e a duração das etapas deve ser planeado de acordo com:
- critérios de maturação
- evolução do rendimento segundo a idade
- características da especialidade
Cada etapa deve ter objectivos específicos e características de treino próprias
As idades das diferentes etapas dependem dos factores de rendimento da especialidade
Planeamento e periodização do treino
Periodização do treino
Raul Oliveira: Como opção a este tipo de periodização convencional surgiu, principalmente, na última década um tipo de periodização que considero mais pertinente e mais adaptada aos reais problemas e necessidades do futebol, esta é apelidada de "periodização táctica" e segundo Carvalhal (2003) a mesma destaca-se por: Dar primado é a contextualização.
A componente táctica surge como o núcleo central de preparação.
O Modelo de Jogo Adoptado impõe uma coordenatividade muito própria, estando subjugada à dimensão táctica as restantes dimensões, técnica ,física e psicológica.
O princípio da Especificidade é quem dirige a Periodização Táctica.
O meio de operacionalizar o Modelo de Jogo são os exercícios Específicos. Exercícios desenvolvidos com Intensidade em concentração, de acordo com o Modelo de Jogo Adoptado, estes, serão o meio mais eficaz para adquirir uma forte relação entre mente e hábito.
A operacionalizaçãodo do treino reclama a utilização de exercícios Específicos desde o primeiro dia.
Planeamento e periodização do treino
Periodização do treino
Impõe-se uma inversão no binómio Volume-Intensidade, a Intensidade é quem "comanda", e o Volume, é o somatório de fracções de máxima intensidade (Volume da qualidade) de acordo com o Modelo de Jogo Adoptado.
Esta periodização reclama o Princípio da Estabilização, de forma a permitir os Patamares de Rendibilidade
A Estabilização da Forma Desportiva consegue-se com base na estruturação de um determinado microciclo, onde o grau de desgaste semanal seja similar de semana para semana.
A estrutura básica do microciclo deve manter-se (os momentos de treino, a duração, etc), o que leva a uma estabilização de rendimento.
Faz sentido falar em forma desportiva colectiva. Esta, está ligada ao jogar (bem) de acordo com o Modelo de Jogo Adoptado, a referência que serve como indicador é "jogar melhor".
São várias as diferenças que separam a periodização convencional da periodização táctica, como poderemos confirmar através dos gráficos seguintes:
Planeamento e periodização do treino
São várias as diferenças que separam a periodização convencional da periodização táctica, como poderemos confirmar através dos gráficos seguintes:

Unidade de treino
Época____________ Escalão_________ Sessão____________ Data___________
Local_________________ hora________________

Objectivo (dominante): _______________________________________________________________________
Recursos materiais:
________________________________________________________________________
MICROCICLO

MACROCICLO

MICROCICLO PLANO ANUAL: MACROCICLO

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