quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

LEIS DE JOGO:Lei 4 - Equipamento dos Jogadores

SegurançaO equipamento usado pelos jogadores não deve em nenhum caso apresentar qualquer perigo para eles próprios ou para os outros (incluindo todos os tipos de jóias).

Equipamento Base O equipamento básico obrigatório do jogador compreende as seguintes peças separadas:
camisola ou camisa com


mangas – se o jogador usar camisola interior, a cor das mangas deve ser a mesma da cor predominante das mangas da camisola ou camisacalções - se o jogador usa calções interiores, estes devem ser da mesma cor que a cor predominante dos calções meias caneleiras calçado
Cores: se a cor das camisolas dos dois guarda-redes for a mesma e se nenhum deles tiver uma camisola de cor diferente, o árbitro autorizará que o jogo se realize.Se um jogador perder acidentalmente uma bota e jogar imediatamente a bola e/ou marcar um golo, não há infracção e o golo deve ser validado, porque a perda da bota foi acidental.
Os guarda-redes podem usar calças compridas como parte do seu equipamento base.

Equipamento suplementarPara além do equipamento base, um jogador pode utilizar equipamento de protecção com o objectivo de se proteger fisicamente, desde que esse equipamento não constitua nenhum perigo para si próprio ou para qualquer outro jogador.
O árbitro deve inspeccionar todo o equipamento suplementar e confirmar que não é perigoso.
Os equipamentos de protecção modernos, tais como, protectores de cabeça, máscaras faciais, joelheiras e cotoveleiras, feitos de materiais maleáveis, leves e acolchoados, não são considerados perigosos e como tal são autorizados.
Graças às novas tecnologias, os desportos são mais seguros – para o jogador que usa o equipamento e para os outros jogadores – e os árbitros deverão ser tolerantes quanto à utilização das protecções, em particular para os jogadores jovens.
Se o equipamento inspeccionado antes do jogo e considerado não perigoso pelo árbitro, se tornar perigoso no decurso do jogo ou seja utilizado de forma perigosa, a sua utilização será proibida.
É proibido o uso de sistemas de comunicação via rádio entre jogadores e/ou equipa técnica.

CaneleirasDevem ser inteiramente cobertas pelas meiasdevem ser de matéria adequada (caoutchouc, plástico, ou matérias similares)devem oferecer um grau de protecção apropriado

CoresAs duas equipas usarão cores que as distingam entre si e também do árbitro e dos árbitros assistentes.Cada guarda-redes deve usar um equipamento de cores que o distinga dos outros jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes

JoiasÉ proibido o uso de qualquer tipo de jóias (colares, anéis, pulseiras, brincos, fitas em couro ou plástico, etc.), devendo ser retiradas antes do início do jogo. Não é aceitável o uso de fita adesiva para as cobrir.
É igualmente proibido aos árbitros o uso de jóias (excepto os relógios ou objectos similares que sejam necessários para o jogo).

Infracções / SançõesOs jogadores devem ser inspeccionados antes do inicio do jogo e os suplentes antes de entrar em jogo. Se durante o jogo se descobre que um jogador usa uma peça de vestuário não autorizado ou uma jóia, o árbitro deve:
informar o jogador que deve retirar o artigo em questão;ordenar a saída do jogador do terreno de jogo, na próxima interrupção de jogo, se ele não pode ou não quis retirá-lo;advertir o jogador se ele se recusar a obedecer ou se se vier a descobrir que o continua a usar depois de ter recebido ordens para o retirar.Se o árbitro interromper a partida para advertir o jogador, o jogo deverá recomeçar com um pontapé-livre indirecto a favor da equipa contrária, a executar no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres).
Por qualquer infracção a esta Lei:
o jogo não deve necessariamente ser interrompidoo jogador infractor deve ser convidado pelo árbitro a deixar o terreno de jogo para corrigir o seu equipamentoo jogador infractor deve deixar o terreno de jogo na próxima interrupção do jogo, a menos que já tenha corrigido o seu equipamentoqualquer jogador que tenha deixado o terreno para corrigir o seu equipamento não poderá regressar sem ter sido previamente autorizado pelo árbitroo árbitro deve assegurar-se de que o equipamento do jogador está em ordem antes de o autorizar a regressar ao terreno de jogoo jogador só pode regressar ao terreno de jogo numa paragem do jogoUm jogador que tiver sido convidado a deixar o terreno de jogo por ter infringido esta Lei e que regressa ao terreno de jogo sem prévia autorização do árbitro deve ser advertido (cartão amarelo).

Recomeço do jogoSe o jogo foi interrompido pelo árbitro para fazer uma advertência:
o jogo recomeça com um pontapé-livre indirecto executado por um jogador da equipa adversária no local em que se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo. (ver Lei 13 – Local dos pontapés-livres)

Decisões do International F. A. BoardDecisão 1
Os jogadores não estão autorizados a exibir slogans ou publicidade que figurem na sua camisola interior. O equipamento básico obrigatório não pode conter referências políticas, religiosas ou pessoais.

Qualquer jogador que levante a camisola para expor slogans ou publicidade será sancionado pela organização da competição.

A equipa de um jogador cujo equipamento básico obrigatório contenha declarações políticas, religiosas ou pessoais será sancionado pela organização da competição ou pela FIFA.

Sem comentários:

Enviar um comentário